Viva a Cultura Brasileira!

Agora, Julho é o mês do Folclore Brasileiro!



A Cultura Brasileira esquentará as noites frias do final de julho, no alto inverno paulista. A Cidade de Olímpia, "Capital do Folclore Brasileiro" receberá dezenas de manifestações culturais de nosso país em sua 47ª edição do FEFOL - Festival do Folclore, que acontecerá do dia 23 até 31 de julho deste ano, assumindo as férias e saindo do tradicional mês de agosto. O Rio Grande do Norte é o estado da vez! O homenageado levará sua rica cultura exposta em danças, comidas, artesanatos, literaturas e fotografias; O moderninho e colorido "galo branco" segue a tendência e vai simbolizando uma cultura viva e evolutiva, moldada para o 3º milênio, mas essencialmente enraizada e firmada em suas origens - Falo da digna representação do PASTORIL DONA JOAQUINA como modelo para nossa cultura nacional. Aula de uma junção passado-presente-futuro capaz de anular o "entediante" tempo em que se tinha tempo de assistir os arrastados bailados e cantorias, e nos colocar em sintonia com nossa história em tempo que não se tem tempo de sair da frente de uma televisão ou computador, e muito menos de nos lembrar quem somos e de onde viemos. Viiivvvaaa! A nossa cultura que acompanha a nossa evolução!

Homenagem minha ao meu querido Rico Bezerra e suas irmãs Rute Maghi e Séphora Bezerra, fundadores do Pastoril Dona Joaquina; que estampam com justiça o material de marketing e propaganda do Festival Nacional do Folclore e por tudo que representam hoje para a cultura do Brasil.

Então, aplaudo através destas fotos, a lembrança de Rico Bezerra como Pastor do religioso e cantor do profano; Rute Maghi como Mestra do religioso e Diana do profano; Séphora Bezerra, cantora do profano e a Grã-mestra (Coordenadora do grupo como queiram), afinal ela conseguiu conquistar o que desde 2007 foi cogitado e acompanhei através dos e-mails que recebi de Rico quando voltou de Olímpia naquele ano: "Vamos consegui a homenagem para o Rio Grande do Norte"; após quatro anos aí está... Parabéns a todos que fazem a família do Pastoril Dona Joaquina e também aqueles que não fazem mais parte "atuante" do grupo, mas contribuíram ao seu tempo, em seus belos momentos.

Beijos a todos,

Keyla Silveira
Fã não só de Rico Bezerra, mas também do Pastoril Dona Joaquina (risos)



Fotos: Arquivo / Divulgação